Produção brasileira de carne suína cresceu quase 5% em 2015
28 de Janeiro de 2016
Por: Luiz Henrique Mendes
SÃO PAULO - A produção brasileira de carne suína cresceu 4,95% no ano passado, totalizando 3,643 milhões de toneladas, segundo estimativa divulgada hoje pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ao todo, os abates de suínos no país cresceram 3,4% em 2015 na comparação com o ano anterior, somando 41,3 milhões de cabeças, conforme a ABPA.
Mais uma vez, Santa Catarina liderou a produção de carne suína no Brasil. Ao todo, os frigoríficos catarinenses produziram 900,4 mil toneladas do produto no ano passado, crescimento de 5,44%. Segundo maior produtor do país, o Rio Grande do Sul elevou a produção de carne suína no ano passado em 5%, a 713,6 mil toneladas. Os frigoríficos paranaenses, por seu turno, elevaram a produção em 6,1%, par 542,2 mil toneladas.
Em nota, o vice-presidente de suínos da ABPA, Rui Vargas, destacou que o aumento da produção brasileira de carne suína refletiu a maior demanda no Brasil — o preço alto da concorrente carne bovina estimulou o consumo de carne suína — e também o crescimento das exportações, impulsionadas pelo aumento dos embarques para Rússia e Hong Kong.
Para este ano, porém, a ABPA voltou a alertar que os preços altos do milho — principal componente da ração animal. Segundo a entidade, a alta dos custos de produção pode comprometer o desempenho do setor. “Há um conjunto de situações que estão se somando neste momento, e que podem reduzir a capacidade competitiva do setor”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra, citando também os custos com combustível e energia.
Fonte: Valor Econômico