Exportações de carne suína caíram 15,4% no acumulado de 2015
03 de Setembro de 2015
Por Luiz Henrique Mendes
SÃO PAULO - As exportações brasileiras de carne suína in natura renderam US$ 742,1 milhões nos primeiros oito meses de 2015, queda de 15,4%, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A despeito da queda da receita em dólar, a ABPA destacou o impacto positivo da desvalorização do real sobre o dólar. Considerando a receita em reais, as exportações de carne suína in natura somaram R$ 2,3 bilhões entre no período, incremento de 16%.
Em volume, também há crescimento, enfatizou a ABPA. Segundo a entidade, as vendas externas de carne suína in natura são impulsionadas pela Rússia e pelos países da Ásia. Entre janeiro e agosto, os embarques da carne suína brasileira ao exterior totalizam 284,5 mil toneladas, aumento de 7,8% ante igual período do ano passado.
“A Rússia foi a protagonista deste resultado. Além dela, países que antes apresentavam compras tímidas começaram, aos poucos, a incrementar suas importações, como é o caso da China”, disse o presidente¬executivo da ABPA, o ex¬ministro da Agricultura Francisco Turra, em nota à imprensa. Na avaliação da ABPA, o ritmo de exportações de carne suína deve se manter positivo ao longo deste semestre.
Fonte: Valor Econômico