Pesquisar

ALANAC - Notícias ALANAC

Alckmin assina decreto com ações contra influenza aviária em SP

28 de Maio de 2015

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou hoje um decreto que intensifica ações preventivas para evitar a chegada do vírus influenza aviária ao Estado. O objetivo é resguardar a avicultura de corte e postura, que é a terceira atividade do agronegócio paulista, atrás dos segmentos de cana-de-açúcar e carne bovina.
 
O decreto institui um comitê para planejar, integrar e estabelecer as medidas preventivas da doença na avicultura paulista — inclusive com ações de controle e erradicação, caso o vírus chegue ao Estado. O comitê se dedicará também à abordagem dos problemas relacionados à influenza aviária na saúde humana.
 
A iniciativa do governo paulista está relacionada ao surto da doença nos EUA, que aumenta o risco de importação do vírus por meio das aves migratórias ou pelo trânsito de passageiros em portos e aeroportos.
 
A influenza aviária é causada pelo vírus H5N2, que é altamente contagioso e pode atingir animais e seres humanos. Em nota, o governo paulista lembrou que aves silvestres, patos e marrecos em sua maioria não adoecem, mas disseminam o vírus, que também pode ser transmitido por meio de objetos contaminados, como sapatos, roupas, rações e pela água.
 
Alckmin também lançou hoje a Guia de Trânsito Animal (GTA) para aves, que não mais será emitida em formulário manual. A partir de agora, os animais só poderão circular acompanhados da e-GTA, emitida por meio de um sistema informatizado da Secretaria de Agricultura.
 
Fonte: Valor Econômico


Associados