Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Projeto exige indicação de número de doses restantes em inaladores de medicamentos

24 de Julho de 2015

Proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga os fabricantes de embalagens de inaladores de medicamentos – como as chamadas “bombinhas de asma” – a instalar mecanismo que mostre o número de doses restantes. De autoria do deputado Juscelino Filho (PRP-MA), o Projeto de Lei 120/15 altera o Código do Consumidor (Lei 8.078/90).
 
Segundo o autor, o objetivo é assegurar aos portadores de asma que esses medicamentos contenham as informações necessárias para assegurar a quantidade ideal da substância capaz de minimizar uma crise.
 
“Um tratamento eficaz e uma boa orientação são capazes de reduzir custos com hospitalizações e admissões em serviços de emergência”, argumenta o parlamentar, ressaltando que dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil a asma é responsável por cerca de 2.500 mortes por ano.
 
Juscelino Filho decidiu reaproveitar proposta idêntica (PL 7713/14), arquivada ao final da legislatura passada, de autoria do ex-deputado Eleuses Paiva.
 
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte: Câmara dos Deputados


Associados