Laboratório também avançou no mercado brasileiro
16 de Março de 2016
Por: Stella Fontes
Em linha à agressiva estratégia global de aquisições, a Valeant também avançou no mercado brasileiro por meio da compra de laboratórios já estabelecidos. Em 2010, em apenas três semanas, o laboratório canadense, que é dono de marcas como Banho a Banho e Caladryl, anunciou duas operações dessa natureza, com investimento total da ordem R$ 200 milhões e o objetivo de ampliar presença no segmento de genéricos e similares.
O laboratório brasileiro Bunker foi comprado pela Valeant no fim do 1º semestre daquele ano, em operação avaliada em R$ 100 milhões. Pouco antes, a companhia canadense já havia comprado a Delta, de Indaiatuba (SP), por valor similar. Em 2012, a Valeant levou o laboratório nacional Probiótica, especializado em nutrição esportiva, por cerca de R$ 150 milhões.
Dois anos depois, o empresário Fernando de Castro Marques, dono da União Química, anunciou a compra da fábrica da Bunker com a proposta de produzir medicamentos para a própria Valeant, que ficou com a marca.
Em seu site, a Valeant informa que opera três fábricas no Estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul e administra "um grupo de empresas de diferentes segmentos no Brasil: Bunker, Delta, Valeant e Probiótica, utilizando, além da possibilidade de ampliar sua capacidade de lançamentos e pesquisas, a sinergia entre as fábricas para possibilitar economias em processos e medicamentos mais acessíveis aos pacientes".
A farmacêutica informa ainda que tem foco nas áreas de dermatologia e neurologia, além de oferecer medicamentos antibióticos, antimiastênicos, antiviróticos e produtos para uso hospitalar.
Fonte: Valor Econômico