Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Laboratório indiano Bharat Biotech desenvolve 2 vacinas contra o zika

04 de Fevereiro de 2016

Por: Stella Fontes

SÃO PAULO  -  O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou nesta quarta-feira que está em estágio avançado de desenvolvimento de duas vacinas contra o vírus zika e submeteu ao governo local um pedido de aprovação dos medicamentos, segundo o jornal diário “The Hindu”.

Em entrevista concedida ao jornal indiano em Hyderabad, sede da farmacêutica, a diretora da Bharat Biotech, Krishna Ella, afirmou que os estudos com o vírus zika começaram há um ano. “Nas próximas duas semanas, estaremos aptos a iniciar os testes de uma das duas vacinas em animais.

Uma vez que o cenário é de pandemia, acreditamos que o governo indiano vai se movimentar rapidamente para dar os avais necessários para os ensaios”, disse.Conforme a publicação, a farmacêutica informou que os estudos pré-clínicos serão concluídos nos próximos cinco meses, quando então seria iniciado o processo para aprovação regulatória.

A Bharat Biotech, conforme Ella, está desenvolvimento dois diferentes tipos de vacina: uma a partir do vírus inativo e outra recombinante, que usa vírus geneticamente modificado. As informações sobre os produtos foram encaminhadas há quatro dias para o Conselho Indiano de Pesquisas Médicas (ICMR, na sigla em inglês) e pedidos de patente foram protocolados em julho do ano passado.

Em 2013, a Bharat Biotech ganhou projeção mundial com o anúncio de desenvolvimento da Rotavac, uma vacina contra o rotavírus, que causa diarreia grave.

Ontem, a francesa Sanofi anunciou que também pretende desenvolver uma vacina contra o vírus zika. No fim do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu seu aval a outra vacina desenvolvida pela Sanofi, contra a dengue.

 

Fonte: Valor Econômico.


Associados