Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Farmed define agenda de trabalho para 2015

02 de Setembro de 2014

O Fórum das Agências Reguladoras de Medicamentos do Espaço Lusófono, Farmed, formado por sete países de língua portuguesa, definiu sua agenda de trabalho no último sábado (30/08), em reunião realizada no Rio de Janeiro, às margens do ICDRA. (http://www.icdra.com.br/).

Especialistas dos países participantes desta iniciativa farão curso de capacitação de 02 a 13 de fevereiro de 2015, em Goiás, multiplicadores de conhecimento serão treinados pelo Hospital Sírio Libanês e conteúdos de interesse comum serão publicados no novo portal Farmed. (http://farmed.infarmed.pt/html/)

O Presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, a agência reguladora de Portugal, Eurico Castro Alves, é o presidente do Farmed. Dirceu Barbano, Diretor-presidente da Anvisa, preside o Conselho Consultivo de Altos Estudos do Forum, integrado ainda por representantes das agências reguladoras de medicamentos e produtos de saúde de Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Moçambique e Cabo Verde.

A proposta do curso de capacitação que será ministrado em Goiás foi apresentada pela ex-diretora da Anvisa Maria Cecília Brito, que atualmente coordenas as ações de Vigilância Sanitária daquele estado. Já o curso de multiplicadores de conhecimento, que será realizado de modo presencial e remoto, foi uma iniciativa apresentada pelo ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina, atual superintendente do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Os conteúdo dos dois cursos serão definidos nos próximos dias pelos intergantes do Fórum. O novo portal Farmed foi desenvolvido e proposto pela agência portuguesa.

Em sua última reunião, realizada em maio, em Lisboa, o Farmed havia definido construir sua agenda de trabalho durante a reunião do ICDRA, em agosto, no Rio de Janeiro. Além do Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, também participaram da reunião os Diretores da Anvisa Jaime Oliveira, Ivo Bucaresky e José Moutinho, além de especialistas do Brasil e dos demais países participantes do Farmed.

Memória

A criação do Fórum representa a declaração de compromisso assinada em Luanda, em maio de 2013, que apoiou o lançamento de um espaço que reunisse os países de língua portuguesa em torno de um interesse comum na área da saúde.

O Farmed visa, através da mútua colaboração, criar um quadro convergente de atuação para estimular o fortalecimento das capacidades nacionais, promover e garantir o acesso e o uso racional de medicamentos de qualidade, eficazes e seguros, contribuir para o desenvolvimento sustentado do setor e dos respectivos sistemas de saúde, e eliminar as barreiras a esse desenvolvimento.

Em sua primeira reunião em Luanda, os integrantes do Farmed aprovaram os objetivos e a estratégia a médio e longo prazos da entidade, as suas regras de funcionamento, a sua identidade visual e elegeram também seus dirigentes, eleitos para um mandato de dois anos.

Fonte: Anvisa


Associados