Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

II Seminário Nacional de Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Assistência Farmacêutica

31 de Dezembro de 2014

Realizado nos dias 11 e 12 de dezembro (2014), Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília/DF, o II Seminário Nacional de Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Assistência Farmacêutica teve como objetivo contextualizar todo o processo de construção e apresentar as ações do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos – DAF e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – SCTIE do Ministério da Saúde, para a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – PNPMF. Visando o compartilhamento de experiências,  Municípios e  Estados apresentaram suas ações sobre o tema, após 11 anos do I Seminário e após 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica – PNAF.

O evento contou com aproximadamente 120 participantes, entre palestrantes, convidados, representantes/coordenadores dos projetos apoiados pelo Ministério da Saúde, membros do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (CNPMF), representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Anvisa, Farmacopeia Brasileira, CONASEMS, além de outros parceiros – UFRGS, UFRN, Sobrafito, Itaipu Binacional e Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

A programação abrangeu apresentações de projetos apoiados pelo Ministério da Saúde em Arranjos Produtivos Locais (APL) e Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos; do Curso EAD em Fitoterapia para Médicos do SUS; das monografias de espécies da RENISUS; posse dos membros do CNPMF e mesas de abertura e encerramento de evento.

Durante o Seminário tomaram posse os membros representantes do governo e da sociedade civil no Comitê Nacional de Plantas Medicinais, dentre os quais a ALANAC participa como representante do Setor da Indústria. Na oportunidade o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Carlos Gadelha falou sobre o Comitê e o apoio da SCTIE/MS na área de plantas medicinais e fitoterápicos.

Ao final foi proposta e aprovada uma moção, que após correções e formatação será divulgada.

Os participantes receberam ainda, um CD/DVD com o álbum “Fazendo história...”, o qual apresenta resumos e fotografias de alguns dos projetos, apoiados pelo Ministério da Saúde, de Arranjos Produtivos Locais e Assistência Farmacêutica, em Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

O evento foi muito elogiado e bem avaliado pelos participantes, os quais puderam trocar experiências, se atualizar e encontrar motivação para seus projetos/atividades. Em 53 fichas de avaliação recebidas, o índice de satisfação com o evento foi de 72% muito satisfeito e 28% satisfeito.

Para ler a matéria completa sobre o Seminário, clique aqui.

Fonte: Portal da Saúde.


Associados