Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Faturamento de farmacĂȘuticas cai 8,1% em novembro

15 de Dezembro de 2014

A indústria de medicamentos no Brasil registrou sua quarta retração mensal do ano em novembro.
 
O faturamento ficou em R$ 5,468 bilhões, o que representa uma queda de 8,1% na comparação com outubro, segundo a consultoria IMS Health. Em número de caixas vendidas, o recuo foi de 8,8%.
 
"Não é normal que novembro seja fraco. Outubro foi muito bom, o que pode explicar um pouco esse resulado", diz o presidente-executivo do Sindusfarma (sindicato da indústria do Estado de São Paulo), Nelson Mussolini.
 
Nas outras ocasiões em que houve queda de vendas -fevereiro, junho e agosto-, o setor reagiu no mês seguinte. No acumulado deste ano, a expansão é de 7,4% em unidades comercializadas e de 12,9% em reais.
 
Dezembro não deverá alterar o resultado final de 2014, ainda de acordo dom o executivo: "O faturamento encerrará o ano com um crescimento ao redor de 13%".
 
"Mas 20154 não deverá ser tão bom. A estabilização do nível de emprego e a desaceleração do segmento de planos de saúde apontam para uma tendência de retração no setor farmacêutico."
 
Os medicamentos genéricos continuam alavancando a indústria. De janeiro a novembro, o faturamento com esses remédios avançou 17,9%. No mês de novembro, diminuiu 7,8% ante outubro. Eles representam hoje 25,4% do mercado.
 
Fonte: Folha de São Paulo


Associados