Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Anvisa assina acordo para fomentar pesquisas em hospitais p├║blicos

14 de Agosto de 2014

A Anvisa e os ministérios da Saúde, da Educação e de Ciência e Tecnologia firmaram, nesta quarta-feira (13/08), acordo de cooperação técnica para implementar o programa Ebserh de pesquisas clínicas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo tem por objetivo fomentar estudos clínicos nos hospitais universitários federais.

A responsável pela condução do projeto, Cláudia Cunha, destaca que a ação é integrada entre sete entidades governamentais. Segundo ela, essa integração deverá auxiliar na gestão das pesquisas clínicas nos hospitais universitários. "A harmonização irá assegurar a efetividade e a transparência dos estudos clínicos, aprimorando o processo e a forma de relacionamento com patrocinadores públicos e privados", sintetiza.

A estrutura material necessária será de responsabilidade da Ebserh, uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação. Já a Anvisa comprometeu-se a desenvolver mecanismos que assegurem a celeridade na aprovação dos projetos do programa.

Ainda segundo Cláudia, a parceria prevê a criação de um comitê gestor, que será instituído em 60 dias para operacionalizar as ações do programa.

Fonte: Anvisa.


Associados