Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

INPI participa de workshop sobre manufatura avan├žada

22 de Julho de 2016

Especialistas dos principais institutos de ciência e tecnologia (ICTs), empresários e representantes do governo e de instituições públicas ligados à inovação e tecnologia se reuniram no dia 20 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), para mapear as potencialidades e desenvolver uma proposta de política de manufatura avançada para o País.

Representando o INPI nas discussões, o pesquisador Alexandre Lopes Lourenço destacou a importância da prospecção e uso da informação contida nos bancos de patentes, para monitorar as tendências tecnológicas portadoras de futuro, a fim de subsidiar a elaboração de uma estratégia nacional na área em questão.

A manufatura avançada se refere à 4ª. revolução industrial, caracterizada pela integração entre os mundos virtuais e físicos, através da internet, e marcada pelo conjunto de mudanças nos processos de manufatura, desing, produto, operações e sistemas relacionados à produção.

O workshop do Rio de Janeiro foi o sétimo e último realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

 

Fonte: INPI


Associados