Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Anvisa auxilia no combate à epidemia de Zika no Peru

19 de Julho de 2016

A convite da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Anvisa participou de uma reunião técnica sobre as experiências de prevenção, controle, monitoramento e resposta a epidemia do vírus Zika, no dia 13 de julho, no Peru. Foi uma contribuição da Agência para o enfrentamento da crise epidemiológica que atinge o país.

 

Experiência brasileira

Na ocasião, a Anvisa apresentou a experiência do país na de regulação dos bancos de tecidos diante do surto de Zika.

Algumas ações apresentadas foram:

Os requisitos sanitários para o controle da transmissão do vírus por transfusão de sangue, transplante de células, tecidos e órgãos, elaborados em conjunto com o Ministério da Saúde e a execução de testes laboratoriais para detectar o vírus em procedimentos de reprodução humana assistida foram algumas das ações apresentadas.

A Anvisa estabeleceu condutas de precaução de forma a minimizar o risco sanitário envolvido nestas terapêuticas, principalmente relacionadas à reprodução humana assistida. Esses procedimentos foram adotados com base em notificações no Sistema Notivisa – Hemovigilância e pontuais relatos na literatura científica.

O objetivo é garantir a rápida detecção da possibilidade de transmissão do vírus por fluidos biológicos (principalmente sangue e tecidos germinativos), considerando a situação de emergência de saúde pública devido a casos de microcefalia em recém-nascidos relacionados ao vírus Zika.

 

Fonte: ANVISA


Associados