Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Parceria de transferência de tecnologia de remédio é fechada

13 de Novembro de 2014

 

 

O Ministério da Saúde assinou contrato com o laboratório Bionovis e com a Janssen (da Johnson & Johnson) para executar a primeira parceria de desenvolvimento produtivo (PDP) de um medicamento biológico -feito a partir de células vivas.
 
O contrato prevê que a multinacional transfira a tecnologia para a brasileira produzir a droga infliximabe (usada no tratamento doenças reumáticas e autoimunes) no país.
 
Também serão habilitados para fabricar o remédio os laboratórios públicos Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Vital Brazil.
 
"Todos os envolvidos terão o domínio completo da tecnologia, mas isso não significa que todos produzirão o medicamento de forma integral", diz o presidente-executivo da Bionovis, Odnir Finotti.
 
O governo federal é o principal comprador desse remédio, no qual gasta R$ 206 milhões por ano.
 
Nos próximos três anos, a Bionovis deverá comprar o produto da Janssen e repassá-lo para os laboratórios públicos. A partir de então, as brasileiras terão capacidade de desenvolver partes da etapa de produção em suas plantas. A fabricação total no país ocorrerá entre cinco e sete anos.
 
Resultado de uma parceria entre as farmacêuticas EMS, Ache, Hypermarcas e União Química, a Bionovis foi criada em 2012 com o apoio do governo federal, que, com o projeto, economizará nas compras dos medicamentos.
 
O local onde será instalada a fábrica (de R$ 350 milhões) do laboratório deverá ser decidido até o fim deste mês. O Rio de Janeiro é o Estado mais cotado.
 
Fonte: Folha de São Paulo


Associados