Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Alckman tenta salvar fundo do desastre da Valeant

24 de Março de 2016

O megainvestidor ativista William Ackman passou a sexta-feira passada recebendo telefonemas, às vezes hostis, de clientes de sua firma de investimentos, a Pershing Square Capital Management LP, perguntando por que ele não estava seguindo outros gestores de fundos e vendendo as ações da Valeant Pharmaceuticals, segundo pessoas a par do assunto.

O investimento feito pela Pershing Square na Valeant havia se transformado de uma aposta promissora no pior fracasso da história do fundo, despencando 90% em sete meses, em meio a um fluxo contínuo de notícias ruins. Ele já perdeu cerca de US$ 3 bilhões desde que o investimento foi feito no ano passado.

Ackman afirmou a todos que sabia como arrumar a situação da farmacêutica. No fim de semana, ele desempenhou um papel central no esforço da Valeant de acalmar os investidores. Ele passou a ser membro do conselho, e o diretor­-presidente da farmacêutica, Michael Pearson, será substituído.

Mas Ackman está longe de ter controlado a crise. Seus fundos teriam de registrar ganhos de cerca de 70% antes que ele possa cobrar comissões sobre desempenho lucrativo da maioria dos investidores. E pode levar anos para que ele saia desse buraco. Ainda assim, Ackman dedicou a carreira para construir a Pershing Square numa fortaleza que dá a ele proteções que a maioria dos fundos de hedge não tem. E os investidores até agora não o abandonaram.

 

Fonte: Valor Econômico.


Associados