Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Halex Istar recebe aporte do fundo H.I.G.

17 de Março de 2016

Por: Vinícius Pinheiro

O fundo americano H.I.G. fechou um investimento na farmacêutica Halex Istar, de Goiás. Os recursos serão usados para a produtora de soro (solução parenteral de grande volume) viabilizar a aquisição da Isofarma, que atua no mesmo segmento. O valor do negócio não foi informado.

O H.I.G. deterá uma participação minoritária relevante na empresa combinada, segundo Fernando Marques Oliveira, presidente da gestora para o Brasil e América Latina. "Teremos participação ativa no processo de integração das companhias", afirma.

A produção da Halex, fundada há quase 60 anos, é voltada a mais de dois mil clientes no país, incluindo hospitais e laboratórios. "O mercado da empresa cresce todos os anos", diz Oliveira. A Isofarma, com sede no Ceará, atua principalmente com produtos de pequeno volume, o que complementa os produtos da Halex. O faturamento das empresas não foi revelado.

Com atuação em um segmento essencial, a companhia ainda sofre menos os efeitos da crise econômica, segundo o executivo da H.I.G. "É o tipo de produto que não pode faltar", diz. Apesar do momento de incerteza, que paralisa os planos de investimento da maior parte das empresas, a aposta da gestora no longo prazo no país continua, segundo Oliveira.

Além de trabalhar para obter ganhos de sinergia com a fusão, o fundo espera desenvolver ainda mais a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas, com a criação de novos produtos para administração via parenteral. "As empresas já possuem hoje vários medicamentos em processo de aprovação na Anvisa", afirma.

O investimento na Halex é o 14º da H.I.G. no Brasil ­ ou 15º se considerar também a Isofarma. Com foco na compra de participações em empresas de médio porte, a gestora americana está perto de anunciar a captação de um fundo dedicado ao país da ordem de R$ 3 bilhões, segundo fontes de mercado. Questionado, Oliveira afirmou que não podia comentar o assunto.

 

Fonte: Valor Econômico


Associados