Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Qualicaps chega ao país com compra de fábrica de cápsulas

05 de Fevereiro de 2016

Por: Stella Fontes

A Qualicaps, fabricante de cápsulas para medicamentos da japonesa Mitsubishi Chemical Corporation (que integra o conglomerado Mitsubishi), acaba de fincar os pés no Brasil com a compra da Genix, dona da única fábrica de cápsulas de gelatina dura do país. A aquisição, cujo valor não foi revelado, será anunciada na manhã de hoje no Japão e era vista como "oportunidade única" para a Qualicaps entrar em um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo, de acordo com Ciro Ahumada, principal executivo da empresa.

As conversas entre as empresas tiveram início em maio e o processo de negociação foi veloz, conforme Ahumada, com finalização das tratativas em 28 de dezembro. Com o novo ativo, a Qualicaps, que já é fornecedora dos principais laboratórios farmacêuticos globais, se consolida como maior produtora de cápsulas da América Latina. O negócio permitirá crescimento de 7% da receita da empresa no curto prazo. Os dados financeiros da Qualicaps não são divulgados.

Há alguns anos a multinacional vinha olhando com interesse o mercado brasileiro, o terceiro maior para medicamentos nas Américas. Dona da único polo de produção de cápsulas no país, a Genix operava com tecnologia do grupo japonês. "A Genix representava uma oportunidade única de estar em um mercado tão importante", disse o executivo ao Valor.

A empresa brasileira tem operação em Anápolis (GO), onde está instalado importante polo farmoquímico, e fornece cápsulas para laboratórios farmacêuticos e para a indústria nutracêutica. Conforme a Qualicaps, a participação da Genix no mercado de cápsulas duras é superior a 50%.

De acordo com o presidente da Qualicaps Américas, Kent M. Payne, a operação no Brasil será usada como plataforma para a América Latina, cujo mercado farmacêutico foi de US$ 72 bilhões em 2014, segundo a IMS Health. Para os próximos cinco anos, a estimativa é a de crescimento anual de 5% a 8% nas vendas de remédios na região.

Diante desses números, uma das metas da multinacional é exportar cápsulas a partir do Brasil para outros países latino-­americanos que ainda não eram atendidos, como o México. "Vamos continuar a produzir como a Genix vinha produzindo e trazer novas tecnologias com o objetivo de atingir o padrão de qualidade global [da multinacional], disse. No curto prazo, acrescentou Payne, não há necessidade de investimento na fábrica, que passou há pouco tempo por uma expansão.

A Qualicaps participa do mercado global de cápsulas, que está estimado em US$ 1,3 bilhão por ano e conta com produção anual de 450 bilhões de unidades, com fábricas no Japão, Espanha, Romênia, Canadá e Estados Unidos. Além disso, a empresa é fornecedora de equipamentos para esse segmento por meio do The Life Sciences Institute, que compreende o portfólio de negócios em saúde da companhia.

 

Fonte: Valor Econômico


Associados