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ALANAC - Notícias do Setor

Vendas da Johnson & Johnson caem no mundo, mas crescem nos EUA

26 de Janeiro de 2016

Por: Tatiane Bortolozi 
 
SÃO PAULO - A multinacional americana Johnson & Johnson (J&J) registrou lucro líquido de US$ 3,22 bilhões no quarto trimestre de 2015, alta de 27,5% em relação aos US$ 2,52 bilhões observados um ano antes.
 
A valorização do dólar perante outras moedas reduziu as receitas e a empresa apresentou despesas de US$ 590 milhões relacionadas a reestruturações, mas os resultados operacionais se fortaleceram.
 
A receita líquida totalizou US$ 17,81 bilhões nos três meses encerrados em dezembro, queda de 2,4% na comparação anual. As vendas nos Estados Unidos subiram 8%, para US$ 9,29 bilhões, enquanto caíram 11,7% nos mercados internacionais. Sem o câmbio, as operações no exterior cresceriam 1,2%.
 
Em termos operacionais, as vendas globais subiram 7,8%, as domésticas cresceram 13,4% e as internacionais subiram 2,9% (excluindo o efeito do câmbio).
 
A Europa registrou queda de 12,2% nas vendas trimestrais, para US$ 4 bilhões. No restante do mundo Ocidental — excluindo Estados Unidos —, houve baixa de 19,1%, para US$ 1,44 bilhões. A região de Ásia¬Pacífico e África recuou 7,1%, para 3,07 bilhões.
 
As vendas da divisão de consumo ¬ que inclui analgésicos como Tylenol e Motrin, antialérgicos, digestivos, a linha de cuidado bucal Listerine e para a pele Neutrogena - caíram 7,9% nos três meses até dezembro, para US$ 3,32 bilhões. A divisão farmacêutica cresceu 6,5% em igual período, para US$ 8,06 bilhões. O negócio de aparelhos médicos caiu 3,3%, para US$ 6,43 bilhões.
 
As receitas em 2015 somaram US$ 70,1 bilhões, queda de 5,7% em relação a 2014.
 
“A Johnson & Johnson apresentou forte crescimento ajustado em 2015, puxado pelo desempenho do negócio farmacêutico e de marcas icônicas de consumo”, disse o presidente, Alex Gorsky, em relatório de resultados.
 
Fonte: Valor Econômico 


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