Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Depósito de patente é facilitado com implantação de sistema web

27 de Novembro de 2015

 
Agora os usuários do INPI poderão dar entrada em seu depósito de patente via web, sem necessidade de token (assinatura eletrônica) nem download de programa. Entrou no ar nesta quinta-feira (26/11) o sistema de peticionamento eletrônico de patentes, que tem uma interface gráfica mais amigável, sendo mais fácil de usar. O sistema também direciona o usuário no preenchimento dos formulários e na apresentação de documentos, por exemplo, indicando já no momento do depósito quais deles são obrigatórios. 
 
Para acessar o sistema, basta usar o mesmo login e senha cadastrados no sistema da Guia de Recolhimento da União (GRU). Na solicitação do serviço, o usuário precisará do número da GRU, que deve ser paga antes de dar início ao processo.  
 
Nesta primeira fase, o peticionamento eletrônico de patentes aceita somente petições iniciais de depósito (código 200). Posteriormente, os demais serviços também serão disponibilizados na plataforma. 
 
Juntamente com o peticionamento eletrônico, continua funcionando o e-Depósito, antigo sistema para depósito de patentes, que necessita de download e uso de token. Com isso, o INPI oferece opções para o usuário no momento do depósito. 
 
Além de ser mais rápido, o pedido eletrônico (seja online ou pelo e-Depósito) funciona todos os dias, pode ser feito a partir de qualquer lugar e conta com desconto nas taxas dos serviços.
 
Fonte: INPI


Associados