Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Comissão debate uso de medicamentos para doenças psíquicas em crianças

20 de Novembro de 2015

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública na próxima terça-feira (24) para debater o PL 8324/14, que institui medida destinada à prevenção do uso inadequado de psicofármacos em crianças e adolescentes.
 
A reunião também pretende debater a importância do diagnóstico precoce no tratamento das doenças psíquicas.
 
A audiência será realizada a pedido dos deputados Shéridan (PSDB-RR) e Osmar Terra (PMDB-RS). Eles estão preocupados com o aumento de diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH) e o uso da Ritalina para conter seus sintomas.
 
“É sabido que existe um forte interesse dos laboratórios para que essa medicalização se torne cada vez mais acentuada. Ao mesmo tempo, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, gasta-se mais de R$ 1,8 bilhão em tratamentos inadequados no Brasil”, criticam os deputados.
 
Foram convidados para o debate:
- o analista de Políticas Sociais da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Rubens Bias;
- o psicanalista e Doutor em Desenvolvimento Infantil (USP), Alfredo Jerusalinsky;
- o psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luiz Augusto Rohde;
- a psicanalista e psiquiatra do Centro de Orientação Médico Psicopedagógica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Inês Catão; e
- o estudante Bernardo Martinez.
 
A audiência está prevista para começar às 14h30, em local a definir.
 
Fonte: Câmara Notícias


Associados