Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Agências reúnem-se no México para discutir regulação de medicamentos

13 de Novembro de 2015

 
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, participa da Summit (Cúpula dos Chefes de Agências Reguladoras de Medicamentos) e da ICMRA (Coalizão Internacional das Autoridades Reguladoras de Medicamentos), que reúnem os chefes das mais importantes agências reguladoras de medicamentos do mundo, na Cidade do México, no período de 9 a 15 de novembro.
 
Nesses dois espaços privilegiados, as autoridades das agências têm a oportunidade de se encontrar para trocar informações e visões regulatórias, bem como traçar estratégias de atuação em temas de interesses comuns entre os países, com vistas a assegurar uma regulação mais eficaz dentro do atual ambiente regulatório, que é complexo e globalizado.
 
A Summit, que está em sua 10ª edição, tem como, neste ano, o tema “Lidando com a globalização através da colaboração regulatória”. Nesse foro, Jarbas Barbosa participou da mesa de abertura dos debates sobre ‘Os desafios da cadeia de fornecimento: experiência regulatória global, desafios e oportunidades”. Sua fala específica foi sobre o uso de dados, ferramentas e inovação para melhorar a supervisão regulatória. Além desse tema, os chefes das agências debatem sobre o aceleramento da inovação e a melhoria do acesso a medicamentos seguros e eficazes, a mudança de paradigma global sobre estudos clínicos e a construção de capacidades através da colaboração.
 
A  ICMRA, por sua vez, tem uma agenda mais objetivamente direcionada à definição de estratégias para a atuação das agências, onde a discussão se dá em torno da inclusão da integridade da cadeia produtiva, a farmacovigilância e o gerenciamento de crise entre seus temas de interesse; as recomendações para se avançar nas prioridades estratégicas da Coalizão, sua estratégia de comunicação, entrada de novos membros e governança; os próximos passos dos projetos e atividades em andamento, tais como medicamentos genéricos, BPF, construção de capacidades e troca de informações; e a próxima fase de implementação do foro.
 
Paralelamente à cúpula, Jarbas Barbosa participa de encontros bilaterais com membros das Agências Regulatórias de outros países, como Estados Unidos, Austrália, China, Rússia e México, além de nações da União Europeia.
 
Fonte: ANVISA 


Associados