Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Ivo Cassol pede que Dilma edite MP liberando medicamento experimental contra o câncer

11 de Novembro de 2015

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (10), o senador Ivo Cassol (PP-RO) fez um apelo à presidente Dilma Rousseff para que ajude na liberação da fosfoetanolamina. Trata-se de uma substância que, segundo estudos da Universidade de São Paulo (USP), teria eficácia no tratamento de determinados tipos de câncer.
 
Cassol defendeu que Dilma edite uma medida provisória (MP) permitindo que pacientes de câncer em estágio avançado tenham acesso aos medicamentos à base da substância, que ainda estão em fase experimental.
 
— Enquanto se fazem as pesquisas complementares, é um sopro de vida que nós podemos dar para essas pessoas que não têm outra oportunidade. São pessoas que os médicos já mandaram para casa para morrer.
 
O senador também exortou a Justiça a intervir para que a manipulação da fosfoetanolamina seja feita em laboratórios fora da USP, de modo a dar conta da demanda de liminares para uso da substância. Recentemente, a universidade garantiu o direito de exclusividade sobre o desenvolvimento de medicamentos a partir dela.
 
Cassol voltou a criticar médicos e farmacêuticos que se colocam contra a difusão do uso da fosfoetanolamina. Para o senador, eles “só pensam em dinheiro” e se comportam “não como seres humanos, mas como monstros”.
 
Fonte: Senado Notícias 


Associados