Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Redes de farmácia planejam expansão

15 de Outubro de 2014

 

As redes de varejo farmacêutico planejam expandir em 2015, por crescimento orgânico ou aquisições. Grandes grupos, como DPSP (Drogaria São Paulo-Pacheco) e a RaiaDrogasil, por exemplo, concentrados no Sul e Sudeste, querem avançar para as regiões Norte e Nordeste. Já a Pague Menos, com sede no Ceará, quer crescer no Sudeste. 
 
“Os empresários (do setor) estão acompanhando atentamente as eleições”, afirmou Deusmar Queirós, dono da Pague Menos, que participou ontem do congresso da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O empresário, constantemente assediado por grupos nacionais e estrangeiros, disse que mantém os planos de ir para a Bolsa e despista sobre possíveis conversas para vender a empresa. “Não tenho planos”. 
 
A Raia Drogasil vai inaugurar seu primeiro centro de distribuição no Nordeste em 2015, disse o presidente da companhia, Marcílio Pousada. A instalação deve ficar em Recife, embora os detalhes do contrato ainda não estejam definidos. O centro de distribuição deve facilitar a expansão da rede na região. Das 130 lojas previstas para serem inauguradas este ano, 80 já foram abertas. Para 2015, o ritmo deverá ser mantido. 
 
Já o grupo DPSP descarta aquisições. De acordo com o presidente Gilberto Martins Ferreira, o foco é crescimento orgânico, com inauguração de cerda de 140 lojas este ano e manutenção do ritmo em 2015. 
 
As redes nacionais viraram alvo de cobiça de gigantes americanas, como CVS, dona da Onofre, e Walgreens. Segundo Ferreira, a DPSP não está à venda no momento. Fontes afirmaram ao Estado que as negociações entre CVS e DPSP esfriaram, mas não foram interrompidas. O negócio esbarra em preço. 
 
A BR Pharma, do BTG, que passa por uma reestruturação, é algo de interesse de Walgreens, segundo fontes ouvidas pelo Estado, planeja crescer só em 2015. Neste ano, não abriu nenhuma loja, afirmou José Ricardo Mendes, presidente da companhia. Questionado sobre se o BTG  teria interesse em vender sua fatia, declarou que faz parte do processo um eventual desinvestimento. Já a Extrafarma, do grupo Ultra, definirá até o fim do ano seu plano de expansão para 2015, que deve incluir aquisições. 
 
Fonte: O Estado de São Paulo


Associados