Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Diretor-presidente revela compromissos para gestão em cerimônia de posse

06 de Agosto de 2015

 
 
Qualificar o corpo técnico da Anvisa, utilizar as melhores práticas científicas internacionais e fortalecer os mecanismos de consulta à sociedade. Esse tripé sintetiza os compromissos assumidos pelo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, em sua gestão à frente da Agência. A cerimônia de posse no cargo ocorreu nesta quarta-feira (5/8), na sede da instituição, em Brasília. O evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, dentre outras autoridades.
 
        
Diretor-Presidente da ANVISA: Jarbas Barbosa.
 
De acordo com Jarbas, a Anvisa mudou o panorama da vigilância sanitária nos últimos quinze anos.  Segundo ele, a Agência fortalecida poderá auxiliar, inclusive, no crescimento econômico e social do país. Isso porque a consolidação do papel da autoridade sanitária favorece a inserção do setor produtivo no cenário global de exportação de produtos.
 
Jarbas citou algumas experiências exitosas da Agência ocorridas recentemente. Para ele, a atualização das regras para pesquisas clínicas no País, a regulamentação dos alimentos alergênicos e a normatização do compartilhamento de linhas de produção de medicamentos com cosméticos, alimentos e produtos para a saúde prenunciam os novos parâmetros a serem seguidos pela Agência.  “Esse é o padrão que vamos perseguir”, sintetizou.
 
Os parâmetros almejados por Jarbas foram elogiados pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro. Para ele, o novo diretor-presidente irá harmonizar o ambiente da Agência e aprimorar a capacidade de exercício das funções da Casa.
 
Chioro ressaltou, ainda, a competência profissional de Jarbas, com quem trabalhou no Ministério da Saúde. Destacou, ainda, a capacidade do quadro técnico da Agência. Porém, o ministro destacou que o grande desafio é responder a exigência da sociedade em termos de transparência, bem como auxiliar o país nas questões que envolvem inovação tecnológica e científica. “Temos que desenvolver a capacidade de ter um complexo industrial de saúde que coloque o Brasil no lugar que ele pode ter para produzir e ser um fator de desenvolvimento econômico, produção de emprego e melhoria da situação que vivemos”, afirmou.
 
O desenvolvimento nacional também foi ressaltado pelo deputado Antonio Brito (PTB/BA), que participou da cerimônia. Brito lembrou que a posse de Jarbas se deu no Dia Nacional da Vigilância Sanitária e durante a realização da III Semana da Vigilância Sanitária no Congresso Nacional. “Essa parceria entre os poderes, de forma harmônica e independente, revela, acima de tudo, a cooperação para zelarmos pela saude publica do país”, concluiu.
 
Fonte: ANVISA


Associados