Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Programa Sentinelas em Ação discute temas do 15º Encontro Nacional

08 de Julho de 2015

A partir das 11h desta terça-feira (7/7) entrará no ar o programa Sentinelas em ação. Neste mês de julho o módulo trará palestras apresentadas durante o 15° Encontro Nacional da Rede Sentinela – Fórum Internacional de Monitoramento e Gestão do Risco Sanitário.
 
Este módulo visa ampliar a discussão sobre o 15º Encontro Nacional com toda a Rede Sentinela e com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).  
 
O programa Sentinelas em Ação é uma parceria entre a Anvisa e o Hospital Sírio Libanês, com apoio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).
 
O programa “Sentinelas em Ação” é uma estratégia virtual de atualização e compartilhamento de conhecimentos relacionados à Vigilância Sanitária pós-uso e pós-comercialização de produtos, ao Sistema de Notificação e Investigação em Visa (Vigipós), à Segurança do Paciente e a outros assuntos emergentes no cenário da saúde do País.
 
Trata-se de palestras transmitidas em tempo real, às terças-feiras das 11h às 12h (horário de Brasília), utilizando-se de tecnologias de videostreaming e videoconferência, para as instituições que compõem a Rede Sentinela de Serviços de Saúde de todo Brasil e também para os serviços de Vigilância Sanitária e Anvisa.
 
Para assistir ao Programa é fundamental efetuar o cadastro no Portal do Hospital Sírio Libanês (HSL) para que seja gerada uma senha de acesso à plataforma de Ensino e Pesquisa do HSL. O acesso à plataforma se dará por meio do CPF do profissional. Uma vez realizado o cadastro, o interessado deverá fazer contato com a Gerência de Monitoramento da Anvisa para liberar o acesso ao Programa enviando e-mail para redesentinela@anvisa.gov.br
 
O programa tem como clientela prioritária os profissionais que atuam no gerenciamento de risco e segurança do paciente nos serviços sentinelas, bem como profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
 
A expectativa é de que os gerentes de Risco e as Vigilâncias Sanitárias organizem sessões para os colaboradores de seus serviços. Atualmente estão cadastrados para acessar o programa cerca de 200 hospitais de média e alta complexidade, vigilâncias sanitárias estaduais e algumas áreas da Anvisa.
 
Em agosto o Módulo do Programa Rede Sentinela será sobre a implantação do Marco Operacional de Hemovigilância.
 
O programa acontece desde 2007, sempre com a colaboração de palestrantes voluntários, inclusive de várias áreas da Anvisa.  Em 2014 e este ano, o Programa passou a ser apresentado em módulos por Serviços de Saúde da Rede Sentinela. Ou seja, durante um mês, todos os palestrantes são da mesma Instituição.
 
Esta novidade dos módulos na organização do Programa tem trazido maior visibilidade para as ações que o serviço tem realizado enquanto participante da Rede Sentinela, bem como, estimulado a união da equipe. Gestão do Risco e Segurança do Paciente têm sido os principais temas apresentados.
 
A programação científica é construída coletivamente e, portanto, as indicações de temas a serem abordados no programa e a indicação de palestrantes são desejáveis e muito bem-vindas.
 
Outras informações sobre o Programa podem ser solicitadas pelo e-mail.
Programação do mês de julho
 
Fonte:  ANVISA


Associados