Pesquisar

ALANAC - Notícias ALANAC

Seminário da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos

09 de Dezembro de 2015

O Diretor Técnico executivo da ALANAC, Henrique Tada, participou deste Seminário que teve o novo Secretário de Ciências Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), Dr. Eduardo Costa em sua mesa de abertura. 
 
O objetivo deste Seminário foi o de disseminar os resultados da Pesquisa Nacional Sobre Acesso e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM) como pressuposto para a avaliação das políticas públicas de Assistência Farmacêutica no país, que é coordenada pela SCTIE/MS.
 
      
Da esq. p/ dir.: Diretor do DAF/SCTIE/MS, José Miguel; Secretário da SCTIE/MS, Eduardo Costa; Coord. Geral de Assist. Farmacêutica, Noêmia Tavares; Coord. Prog. Farmácia Popular, Marco Aurélio; e Diretor Téc. Executivo da ALANAC, Henrique Tada.
 
Ocorreram duas mesas redondas durante o evento, sendo elas:
 
Mesa 1 - Aspectos Metodológicos e Resultados do Componente Inquérito Domiciliar:
Dados da pesquisa em relação ao acesso, uso e adesão ao tratamento de medicamentos (uso contínuo ou eventual) para tratamento de Hipertensão, Diabetes, Doença respiratória pulmonar crônica; e Depressão com 20 anos ou mais no Brasil segundo características sociodemográficas.
Acesso global aos medicamentos para doenças crônicas por número de doenças crônicas referidas.
 
Mesa 2 - Aspectos Metodológicos e Resultados do Componente Serviço:
Aspectos relacionados à prescrição de medicamentos, de acordo com os médicos dos serviços de atenção básica.
Disponibilidade física média de medicamentos-chave em unidades da atenção básica de saúde.
Dados sobre o usuário da atenção básica no SUS em relação a gênero, faixa etária, escolaridade, estado civil, classe econômica, e acessibilidade geográfica por regiões. 
 
No período da tarde, o evento foi finalizado com a discussão dos resultados gerais da PNAUM à luz da avaliação da Política de Assistência Farmacêutica.
 
Local: Hotel Nacional – Brasília/DF.


Associados